segunda-feira, 6 de junho de 2011

Jornal O Tempo

5ª edição da Festa Italiana movimenta imigrantes e mineiros na Savassi
05/06/2011 18h08
Avalie esta notícia » 
ANDRÉA JUSTE


A 5ª edição da tradicional Festa Italiana, que acontece anualmente em Belo Horizonte, reuniu pessoas de todas as idades e, principalmente, famílias de descendentes para celebrar a cultura da Itália no Brasil, neste domingo.

Na avenida Getúlio Vargas, entre as ruas Gonçalves Dias e Maranhão, na Savassi, o público presenciou shows, apresentações de folclore e saboreou muita variedade da rica gastronomia italiana.

Segundo a Associação Cultural Ítalo-Brasileira de Minas Gerais (Acibra MG) – órgão responsável pelo evento – às 16h o público presente já havia ultrapassado o total da festa do ano passado, que registrou mais de 37 mil pessoas. O evento começou às 12h e foi marcado para acabar às 22h. Os organizadores esperam um total de pessoas entre 45 e 50 mil, até o final da noite.

O presidente em exercício da Acibra, Anísio Ciscotto Filho comentou sobre a importância da celebração, ressaltando as relações entre Brasil e Itália. Segundo ele, Minas Gerais foi o terceiro Estado a receber o maior número de imigrantes italianos, no passado. “O almoço de domingo tradicional do mineiro é frango com macarrão. O frango vem de Minas e o macarrão da Itália”, brincou, exemplificando. Além disso, Ciscotto Filho lembrou que neste ano é celebrado o ano da Itália no Brasil.

Entre as atrações, estava o tenor Massimiliano Barbolini que, segundo o presidente da Acibra, “foi o aluno favorito de Luciano Pavarotti”.

Nenhum comentário: