domingo, 27 de março de 2011

Ciclo Comunicação e Cultura



Gente, a Aff Comunicação e Cultura em parceria com o Observatório da Diversidade Cultural está promovendo o Projeto Ciclo Comunicação e Cultura.

São 5 minicursos e 1 super seminário voltado para profissionais da área de comunicação, artistas, gestores e agentes culturais, estudantes e interessados em geral.

Os minicursos são ministrados por especialistas "top de linha". Já aconteceu o de Mídias Livristas e o Planejamento de Comunicação para a Cultura (que eu fiz), mas ainda estão abertas as inscrições para os seguintes:


LEITURA CRÍTICA DA MÍDIA

1 e 2 de abril
Responsável: José Oliveira Junior
José Oliveira Junior é graduado em Comunicação Social e Pós-Graduado em Novas Tecnologias em Comunicação. Escritor e Músico. Integrante da equipe do Observatório da Diversidade Cultural e do Programa Pensar e Agir com a Cultura. É diretor não-remunerado de projetos e apoio ao trabalhador associado do SATED Minas. Desenvolve pesquisas com os temas "Comunicação, Identidade e Diversidade Cultural", "Modelos de Financiamento à Cultura" e "Memória da Dança no Brasil".
Carga horária: 12 horas/aula
Ementa: Interesse público em Comunicação; Novas Tecnologias em Comunicação e democratização; Informação, Conhecimento e Desenvolvimento Social; O estágio atual das resoluções internacionais; Mídia e cotidiano; Mídia e construção social da realidade; Elementos de análise da mídia, segundo a Convenção da Diversidade Cultural.


ASSESSORIA DE IMPRENSA PARA A CULTURA

08 e 09 de abril
Responsáveis: Giselle Lucena e Raquel Salomão
Carga horária: 12 horas/aula
Ementa: Fornecer elementos específicos e informações articuladas sobre o trabalho da assessoria de imprensa para a área da cultura. Pequeno histórico da assessoria de imprensa; o que se espera dos artistas e produtores; o que se espera do assessor de imprensa; o que se espera dos jornalistas; a elaboração de releases; a importância das fotos e das imagens; a relação assessor de imprensa/jornalistas; critérios para o preenchimento do espaço na mídia; a importância do mailing list; ferramentas alternativas de divulgação; a divulgação através da Internet. Estratégias da assessoria de imprensa em âmbito regional, nacional e internacional.


ESTRATÉGIAS DE COMUNICAÇÃO E MARKETING PARA PROJETOS CULTURAIS

15 e 16 de abril
Responsável: Rômulo Avelar
Carga horária: 12 horas/aula
Ementa: O relacionamento do gestor com as empresas, com o poder público, com o público. Estratégias de comunicação e marketing para captação e fechamento de parcerias em projetos culturais. Quais são as principais diretrizes ao se formatar um projeto para captação. Premissas para a fidelização de parcerias.

As inscrições podem ser feitas aqui.

Eu gostei muito do de Planejamento, ele foi ministrado pela Priscilla, diretora da Aff, e Maria Elisa, gerente de planejamento da Lápis Raro. Eles falaram que a participação no seminário final será de prioridade de quem fez os minicursos.

Vale a pena!
Ciao, ciao

Nenhum comentário: